Pular para o conteúdo principal

Plenário: uma partilha para aumentar a comunhão

 São Pedro nos lembra em sua carta (2Pedro 1,19-21) que não podemos querer entender a Bíblia sozinhos. A Bíblia nasceu em uma comunidade e é entendida em comunidade. Este entendimento da Palavra de Deus começa nos Grupos de Reflexão. Depois, esse entendimento é partilhado e enriquecido no grande encontro mensal dos grupos que é o Plenário.
O Plenário é vida para os Grupos de Reflexão. Ele anima, esquenta e faz nascer o entrosamento entre os grupos. Ele reforça nossa pertença à comunidade. Ele reafirma o sentido de ser Igreja. O Plenário é a partilha e o aprofundamento das perguntas trabalhadas durante o mês. Plenário não é briga, não é provocação. É um debate sadio que nos faz crescer. O Plenário também não é perde e ganha. Algumas pessoas têm uma ideia errada do Plenário, por isso não vão. É preciso ir para ver de perto e sentir como muita coisa mudou pra melhor.
O Plenário ajuda no amadurecimento dos Grupos de Reflexão . Ajuda a desenvolver o espírito crítico e nos leva a buscar a razão da nossa fé. É uma forma de seguir a recomendação de São Pedro: “Estejam sempre prontos a dar a razão da sua esperança a todo aquele que a pede a vocês”. (1Pd 3,15). O Plenário é a grande celebração da caminhada dos grupos. Por isso, ninguém está dispensado do Plenário.   Sua presença faz a diferença.
O Plenário deve ser bem preparado. Devemos estar atentos para acolher bem os participantes. O Plenário deve contar com a participação de todos os membros dos grupos. É importante que o animador do Plenário se prepare bem. Sua missão não é dar a última palavra em tudo, mas ajudar a encaminhar as reflexões, com seus desafios através da vida. É importante que o Plenário tenha dia e hora certa para funcionar. Senão, ele não cria raízes na comunidade.
Para reforçar vamos cantar:  Eu sou feliz é na comunidade, na comunidade eu sou feliz (bis)
O balaio não tem tampa, mas tem sua amarração / nós também temos Plenário, prá aumentar a comunhão.

Comentários

  1. Seria interessante que partilhassem as novas modalidades de plenário que estão sendo feitas nas comunidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS