Pular para o conteúdo principal

Grupo de Reflexão: um serviço à Palavra, à Liturgia e à Caridade

O Serviço à Palavra acontece quando os grupos reúnem indo de casa em casa com a Palavra de Deus. Com isso é a Igreja que está indo ao encontro dos seus filhos dispersos. Neste encontro com a Bíblia, cresce o amor à Palavra de Deus, cresce também o conhecimento sobre a Bíblia. Ela deixa de ser o livro complicado para ser a Palavra que dá sentido à vida. “A tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor, e luz para o meu caminho” (Sl 119.105). A linguagem simbólica dos roteiros com suas comparações e com as chaves de leitura tornam a leitura da Bíblia mais fácil e faz com que a Bíblia seja lida de frente para a realidade. A Bíblia se aproxima do povo e o povo se aproxima da Bíblia. Os grupos ajudam a recuperar a dignidade humana: as pessoas ficam mais à vontade e têm oportunidade de dizer o pensam e o que sentem. É o espaço para aqueles que, em geral, não têm vez e voz. Enfim, a Bíblia é o caminho para conhecer Jesus e para nos levar a caminhar com Ele.
O Serviço à Liturgia acontece quando os grupos vão reconduzindo as pessoas para a participação na comunidade. Onde há grupo de reflexão há maior participação das pessoas na vida da Igreja. Além disso, o grupo vai desinibindo as pessoas. Depois de acostumar a fazer leitura no grupo, aparecem mais leitores para ajudar na liturgia da comunidade. Os grupos também despertam novos dirigentes de culto e novos animadores de comunidade e até ajuda a reforçar a cantoria. Os grupos de reflexão ajudam ainda a recuperar o sentido do Domingo como “Dia do Senhor”. Eles respondem ao apelo do nosso Papa e ao incentivo do projeto QVJ. Importa ainda destacar que o Plenário, apesar das dificuldades que vem enfrentando, é ele que dá o sentido maior de comunidade. O Plenário impede que os grupos se isolem e dá maior seriedade ao trabalho dos grupos, pois o que é trabalhado nos grupos deve ser levado ao plenário. É no plenário que os grupos manifestam o sentido maior de sua pertença à Igreja, ou seja, o Plenário expressa a eclesialidade dos grupos de reflexão.
O Serviço à Caridade acontece quando os grupos não param só na reflexão, mas passam para ações concretas. Não é sem motivo que em cada reunião há um convite para uma ação concreta. Além disso, os grupos de reflexão vão se tornando o canteiro das pastorais. Eles fazem surgir mais pessoas para assumirem seu lugar nas diversas pastorais da Igreja e, por meio delas fazem crescer o Serviço à Caridade. E ainda, é da firmeza adquirida na caminhada dos grupos que aparecem pessoas para assumir e organizar a participação dos cristãos nas associações, sindicatos e partidos. O leigo vai descobrindo o seu lugar na Igreja e na sociedade e vai respondendo a Deus na busca do Reino definitivo e no empenho para a construção de uma sociedade justa e solidária.
Em tudo isso vemos que os grupos de reflexão estão em sintonia com a caminhada da Igreja e prestam um importante serviço à evangelização assumindo pra valer estes três serviços permanentes do projeto “Queremos Ver Jesus”. Para quem já participa, reforce sua participação e procure envolver outras pessoas. Quem ainda não participa, procure participar. Você só tem a ganhar e nossa Igreja também ganha. Não nos envergonhemos de dar testemunho de Nosso Senhor... (cf. 2Tm 1,8).


Denilson Mariano 
marianosdn@yahoo.com.br

Comentários

  1. Titanium Dioxide - Titanium-Arstechnica
    TITanium-Arstechnica, one of the world's titanium glasses frames most widely titanium chainmail used titanium apple watch band copper dioxide, is an atmospheric head titanium tennis racket and isotopic isotope that 2018 ford ecosport titanium is widely

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r