Pular para o conteúdo principal

Grupo de reflexão: Veias finas da Igreja

São Paulo compara a Igreja ao Corpo de Cristo. Nós somos muitos, mas formamos um só corpo (cf. 1Cor 12,1-12). O corpo para se manter vivo precisa ter o sangue correndo em suas veias. A Palavra de Deus é como o sangue que corre nas veias da Igreja. Sem a Palavra de Deus a Igreja perde a sua vitalidade.
Se a Igreja é o Corpo de Cristo e a Palavra de Deus o sangue que corre em suas veias, podemos comparar a liturgia como o coração da Igreja. A liturgia é que faz a Igreja viver. Sendo o centro da vida da Igreja, é na liturgia que celebramos as alegrias e as vitórias, as dores e os sofrimentos de Jesus. Na liturgia celebramos a nossa vida nos mistérios da vida de Jesus. Assim, é a liturgia que constantemente bombeia o sangue da Palavra de Deus para alimentar todo o corpo.
O corpo possui as artérias que são aquelas veias mais grossas que distribuem o sangue. São as veias que aparecem mais. Podemos comparar estas veias mais grossas com o trabalho das pastorais, com o trabalho da catequese e dos cursos de formação nas comunidades. São trabalhos que aparecem mais, recebem mais formação, têm mais apoio dos dirigentes e até uma maior atenção por parte da Igreja.
Mas no corpo, também são indispensáveis aquelas veias finas, que não aparecem tanto, mas que levam o sangue até aos lugares mais afastados e distantes do corpo. Estas veias finas são os Grupos de Reflexão. Geralmente seu trabalho não aparece muito e, às vezes, não são valorizados por certos dirigentes da Igreja. Mas são os Grupos de Reflexão que levam e fazem a Palavra de Deus correr através das casas e chegar até aos mais afastados. Por isso os Grupos de Reflexão conseguem reforçar a comunidade trazendo novos participantes e reconduzindo aqueles que se afastaram. Eles também oxigenam a comunidade com gestos concretos e com a solidariedade aos necessitados. Eles também despertam novos animadores e novas pessoas para ingressar nas pastorais e fortalecem assim toda a comunidade.
É através deste trabalho simples e despretensioso que toda a comunidade se fortalece e até a liturgia, o coração da Igreja, bate mais forte e feliz fazendo sentir ali a presença do Ressuscitado. Por tudo isso podemos cantar com a música “Eu sou feliz na comunidade”.

Grupos de Reflexão / faz o sangue circular
Vai fazendo a Palavra, / chegar em todo lugar.

Denilson Mariano
marianosdn@yahoo.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grupo de Reflexão: Reuniões semanais e Plenário

As reuniões do grupo são todas as semanas, e sempre com as mesmas pessoas . Grupo sério não dispensa nem troca as reuniões semanais por nada. Quando um novato se interessar em entrar para o grupo, passem para ele o que é um grupo de reflexão, e como está o andamento do seu grupo. Não deixem a pessoa meio perdida.  Se procurou, é porque está querendo alguma coisa a mais, não é mesmo? Os assuntos das reuniões dos grupos exigem continuidade. Exigem permanência dos membros e fidelidade às reuniões (Hb 10,25).    Não nos esqueçamos de que estamos falando de reuniões de estudo , de reflexão e treinamento para a missão. Por isso o animador e o secretário devem, de vez em quando, pedir a um ou outro membro do grupo para dirigir a reunião.  Assim essa pessoa vai se soltando aos poucos... Ø   Evitar comes-e-bebes nas reuniões de grupos de reflexão. A preocupação com essas coisas pode prejudicar a evangelização. Local da reunião: por causa da continuidade...

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos perso...

Plenário: uma partilha para aumentar a comunhão

  São Pedro nos lembra em sua carta (2Pedro 1,19-21) que não podemos querer entender a Bíblia sozinhos. A Bíblia nasceu em uma comunidade e é entendida em comunidade. Este entendimento da Palavra de Deus começa nos Grupos de Reflexão. Depois, esse entendimento é partilhado e enriquecido no grande encontro mensal dos grupos que é o Plenário. O Plenário é vida para os Grupos de Reflexão. Ele anima, esquenta e faz nascer o entrosamento entre os grupos. Ele reforça nossa pertença à comunidade. Ele reafirma o sentido de ser Igreja. O Plenário é a partilha e o aprofundamento das perguntas trabalhadas durante o mês. Plenário não é briga, não é provocação. É um debate sadio que nos faz crescer. O Plenário também não é perde e ganha. Algumas pessoas têm uma ideia errada do Plenário, por isso não vão. É preciso ir para ver de perto e sentir como muita coisa mudou pra melhor. O Plenário ajuda no amadurecimento dos Grupos de Reflexão . Ajuda a desenvolver o espírito crítico e ...