Pular para o conteúdo principal

Plenário: uma partilha para aumentar a comunhão

 São Pedro nos lembra em sua carta (2Pedro 1,19-21) que não podemos querer entender a Bíblia sozinhos. A Bíblia nasceu em uma comunidade e é entendida em comunidade. Este entendimento da Palavra de Deus começa nos Grupos de Reflexão. Depois, esse entendimento é partilhado e enriquecido no grande encontro mensal dos grupos que é o Plenário.
O Plenário é vida para os Grupos de Reflexão. Ele anima, esquenta e faz nascer o entrosamento entre os grupos. Ele reforça nossa pertença à comunidade. Ele reafirma o sentido de ser Igreja. O Plenário é a partilha e o aprofundamento das perguntas trabalhadas durante o mês. Plenário não é briga, não é provocação. É um debate sadio que nos faz crescer. O Plenário também não é perde e ganha. Algumas pessoas têm uma ideia errada do Plenário, por isso não vão. É preciso ir para ver de perto e sentir como muita coisa mudou pra melhor.
O Plenário ajuda no amadurecimento dos Grupos de Reflexão . Ajuda a desenvolver o espírito crítico e nos leva a buscar a razão da nossa fé. É uma forma de seguir a recomendação de São Pedro: “Estejam sempre prontos a dar a razão da sua esperança a todo aquele que a pede a vocês”. (1Pd 3,15). O Plenário é a grande celebração da caminhada dos grupos. Por isso, ninguém está dispensado do Plenário.   Sua presença faz a diferença.
O Plenário deve ser bem preparado. Devemos estar atentos para acolher bem os participantes. O Plenário deve contar com a participação de todos os membros dos grupos. É importante que o animador do Plenário se prepare bem. Sua missão não é dar a última palavra em tudo, mas ajudar a encaminhar as reflexões, com seus desafios através da vida. É importante que o Plenário tenha dia e hora certa para funcionar. Senão, ele não cria raízes na comunidade.
Para reforçar vamos cantar:  Eu sou feliz é na comunidade, na comunidade eu sou feliz (bis)
O balaio não tem tampa, mas tem sua amarração / nós também temos Plenário, prá aumentar a comunhão.

Comentários

  1. Seria interessante que partilhassem as novas modalidades de plenário que estão sendo feitas nas comunidades.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar ...

Diocese de Caratinga: um canteiro dos Grupos de Reflexão

Animados pela força da Palavra de Deus, mais de três mil leigos e leigas das várias paróquias da Diocese de Caratinga, testemunharam a força dos Grupos de Reflexão (GR) na vida das famílias e comunidades. Depois da missa de acolhida, presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Local, os participantes saíram em uma caminhada com a Palavra pelas ruas da cidade até ao auditório da UNEC onde aconteceu o encontro. Fez-se uma parada sobre uma ponte do rio Caratinga e, devido ao seu estado de poluição, fez-se memória dos apelos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 que trata do saneamento básico. Pe. Geziel, e Pe. Moacir, organizadores do encontro, deram boas vindas aos participantes e franquearam a palavra a alguns padres presentes. Vários deles disseram que a origem de sua vocação vêm dos GR que são também um grande “celeiro de vocações” na Diocese. Monsenhor Raul, que há 40 anos participa da organização dos roteiros de reflexão na Diocese, recordou que as raízes destes...