Pular para o conteúdo principal

Diocese de Caratinga: um canteiro dos Grupos de Reflexão


Animados pela força da Palavra de Deus, mais de três mil leigos e leigas das várias paróquias da Diocese de Caratinga, testemunharam a força dos Grupos de Reflexão (GR) na vida das famílias e comunidades. Depois da missa de acolhida, presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Local, os participantes saíram em uma caminhada com a Palavra pelas ruas da cidade até ao auditório da UNEC onde aconteceu o encontro. Fez-se uma parada sobre uma ponte do rio Caratinga e, devido ao seu estado de poluição, fez-se memória dos apelos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 que trata do saneamento básico.
Pe. Geziel, e Pe. Moacir, organizadores do encontro, deram boas vindas aos participantes e franquearam a palavra a alguns padres presentes. Vários deles disseram que a origem de sua vocação vêm dos GR que são também um grande “celeiro de vocações” na Diocese. Monsenhor Raul, que há 40 anos participa da organização dos roteiros de reflexão na Diocese, recordou que as raízes destes grupos encontram-se ainda na prática pastoral de Dom José Eugênio Correia que, em 1958, antes ainda do Concílio Vaticano II, instituiu as “conferências populares”. Estas conferências eram pequenos grupos que se reuniam nas casas para o estudo de textos sobre a religião e para a oração do terço, posteriormente passou-se à reflexão da Palavra de Deus convertendo-se nos GR.
Pe. Nelito Dornelas, da Diocese de Governador Valadares – MG, conduziu a reflexão até o almoço. Ele destacou alguns pontos da Evangelii Gaudium, (A alegria do Evangelho - Exortação Apostólica do Papa Francisco) que reforçam a importância e a prática dos GR. Salientou que para encontrar a Deus temos de nos encontrar “a caminho” e que evangelizar supõe zelo apostólico, sair de si mesmo, ir às periferias, “aos infernos” (sic) onde a vida e a dignidade humana estão ameaçadas. Para ilustrar lembrou o evangelho do dia (João 8,1-11) onde se encontram a “miséria” = mulher adúltera e a “misericórdia” = Jesus. Nesse encontro acontece a manifestação do Reino de Deus, a salvação em plenitude. Assim, os GR atualizam e são de fato o olhar purificador de Jesus na história.
A parte da tarde foi conduzida pelo Ir. Denilson Mariano, Sacramentino de Nossa Senhora. Retomando brevemente a história da Diocese, destacou que ela é um grande “canteiro dos GR” na Igreja do Brasil e que seu rosto é o rosto destes grupos. Daí a necessidade de se cultivar e sempre criar condições para o desenvolvimento e fortalecimento dos GR em toda a Diocese.
A partir do texto de Jeremias 18,1-6, destacou a necessidade de nos deixarmos modelar por Deus e que os GR são como a “casa do oleiro” onde Deus vem nos modelar. É preciso acolher sempre a Palavra que quebra nossa rigidez e secura e nos faz dóceis às ações de Deus em nós. De um modo simples e intercalado a refrões bem animados trabalhou quatro pontos:
a. GR é um caminho de iniciação cristã – inicia as pessoas na fé, ensina a rezar, a ter gosto pela Palavra de Deus, a ter a coragem de participar mais ativamente inserindo a pessoa na vida de comunidade. O GR é uma catequese continuada para toda a família e ninguém está dispensado de refletir a Palavra de Deus.
b. GR é lugar de animação bíblica da vida e da pastoral – ajuda a entender melhor as Escrituras; reforça a comunhão com Deus, com irmãos e com a caminhada da Igreja. Aos poucos desperta novas lideranças e fecunda as pastorais fazendo-as mais vivas e atuantes quer na Igreja como na sociedade.
c. GR fortalece a Igreja comunidade. Reforça o sentido de ser igreja e a missão confiada por Deus, a cada um, desde o batismo. Nos grupos somos conduzidos pelo próprio Cristo que nos fala nas Escrituras e pela Palavra da Igreja. O Roteiro é uma ferramenta promove a comunhão da Igreja e permite que vários grupos, em lugares e situações diferentes façam a reflexão da Palavra, de tal forma que toda a comunidade, toda a paróquia e toda a diocese se unam como Igreja numa mesma reflexão: “um só coração e uma só alma” (At 4,32).
d. GR desperta para a missão - Na Bíblia, toda experiência de encontro com Deus, torna a pessoa mais missionária. Foi assim com Abraão, com Moisés, com Elias, Maria, com os discípulos de Jesus... Vemos assim a grande importância dos GR para o desenvolvimento da nossa missão na Igreja e na sociedade. No grupo, encontramos com o ressuscitado ao partilharmos o pão da Palavra e isso nos faz mais missionários. Nos leva a ser uma “Igreja em estado permanente de missão”.
No final, Dom Emanuel abençou a todos incentivando a prática dos GR para que possam oxigenar toda a Diocese e a vida da Igreja. O clima de alegria tomava conta dos participantes que voltavam pra casa com essa missão de serem mais missionários do já eram e com a certeza de que a sua Diocese é um Canteiro dos Grupos de Reflexão. 
Denilson Mariano da Silva

Comentários

  1. Este texto nasceu da participação neste encontro. Foi um Kairós, um tempo da graça de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS