Pular para o conteúdo principal

Jesus fez Grupo de Reflexão

 "Não ardia o nosso coração quando Ele nos explicava as Escrituras?"
A Bíblia é um livro muito interessante. Na medida em que vamos ficando mais familiarizados com ela, na medida em que ela vai sendo aninhada em nossa vida, vamos descobrindo muita coisa boa e importante. Vamos compreendendo o que está por detrás das palavras do texto.
Lendo com atenção Lucas 24, 13-35,  vemos que Jesus reflete as Escrituras com seus discípulos no caminho para Emaús. Podemos dizer que Jesus fez um pequeno Grupo de reflexão com seus discípulos. Neste Grupo de reflexão de Jesus tem três pontos marcantes.
 1º - PARTIR DA REALIDADE: Jesus começa a reflexão com os discípulos de Emaús a partir do que estava acontecendo: o desânimo dos discípulos (Lc 24,13). Ele começa fazendo pergunta: O que vocês andam conversando pelo caminho? Como os olhos ainda estavam "fechados", era a oportunidade para abrir o coração diante dos acontecimentos.
2º - LEITURA DA BÍBLIA: Depois que Jesus ouve a história dos dois, ele como que faz a leitura das Escrituras para iluminar a situação (Lc 24,27). Ele busca "na Bíblia" a luz para iluminar a vida. Isso fazia esquentar o coração.
3º - ABRIR OS OLHOS, RETOMAR O CAMINHO: A Reflexão das Escrituras, da Palavra de Deus, de frente para a realidade, levou os discípulos a uma tarefa concreta: voltar a Jerusalém (Lc 24,33-35).
Jesus fez o Grupo de Reflexão com os discípulos de Emaús, andando pela estrada. E então, como entender a atitude de muitas pessoas que dizem que rezam em casa sozinhas e que não precisam  ir acompanhar um Grupo de Reflexão? Jesus nos mostra a importância da itinerância. É nossa missão ir ao encontro dos desanimados, procurar alimentar as pessoas com a força Palavra de Deus. Jesus nos motiva a sair de nosso isolamento e comodismo e ajudar as pessoas a experimentarem a Palavra que aquece o coração e a Eucaristia  que nos faz abrir os olhos e nos fortalece para a caminhada. Daí a importância do Grupo de Reflexão.
O Grupo de Jesus não parou na reflexão. Ele desembocou na ação concreta. Animou os discípulos a voltarem para a comunidade de fé.  Grupo de Reflexão deve levar a uma ação concreta. a uma maior participação na vida de comunidade. Deve nos aproximar das pessoas e nos fazer mais missionários.
A tarefa dos grupos leva seus membros a mergulharem mais na realidade. Grupo de Reflexão sem uma tarefa concreta é igual balde de poço sem um peso amarrado nele. Ele fica boiando em cima d’água, mas não mergulha. Balde de poço que tem peso amarado nele mergulha dentro do poço e vem cheio d’água. Vem pesado.
Quanto mais o Grupo de Reflexão  nos faz mergulhar na Palavra de Deus, mais conteúdo nos temos para partilhar. Quem não mergulha na palavra, fica vazio, boiando...
Denilson Mariano




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r