Pular para o conteúdo principal

Grupo de Reflexão, uma necessidade

"Que o livro dessa lei esteja sempre em seus lábios; medite nele dia e noite"
Muita gente ainda estranha a necessidade do Grupo de Reflexão. Acha que é coisa inventada agora. Há quem diga que no tempo de seus pais e avós não existia isto e eles viviam muito bem a sua religião. 

No começo da caminhada do Povo de Deus, já havia um pedido insistente, que até soa como uma ordem de Deus, para que o povo refletisse e fizessem tudo o que a Palavra de Deus estava mandando.

É o que lemos em Josué 1,6-9. Deus nos recomenda a não nos afastarmos de Sua Palavra. É seguindo esta Palavra, iluminando nossa vida com a Bíblia, é que realizaremos o projeto de Deus. O que aconteceu é que a Bíblia, durante muito tempo, ficou sumida de nosso meio. Por isso a Palavra de Deus foi esquecida. E assim houve um descuido na leitura, na reflexão e na execução das diretrizes da Palavra de Deus.

Podemos ver o próprio Deus insistindo na leitura e meditação do Livro da Lei. Ou seja, o Grupo de Reflexão nasce dentro da caminhada do povo de Deus. Ele representa uma volta ao cumprimento da Palavra de Deus: "que o livro dessa lei esteja sempre em seus lábios; medite nele dia e noite para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Desse modo você será bem sucedido em seus empreendimentos." (Js 1, 8). 

Assim, podemos dizer que o Grupo de Reflexão é uma necessidade que brota da Palavra de Deus. Deus deseja orientar o seu povo para o bem, para o sucesso. Através do Grupo de Reflexão, a Bíblia vai se tornando a baliza ou o fio de prumo de nossa vida e da vida de nossa comunidade.

A reflexão da Palavra de Deus aproxima as famílias, os vizinhos e fortalece o sentido de fraternidade. Ele nos oferece a oportunidade de uma formação continuada, nos coloca em sintonia com a Palavra de Deus e com a caminhada da Igreja. E, como ele envolve toda a família, além de ser uma catequese de adultos baseada na Bíblia, na verdade ele se converte em uma catequese para toda a família.

Na medida em que o Grupo de Reflexão vai caminhando sob a luz da Palavra de Deus, as coisas vão ficando mais claras, pois Jesus é a luz que ilumina nossa vida, nossa caminhada, nossa história. Participe de um Grupo de Reflexão. Você só tem a ganhar. 
 Denilson Mariano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r