Pular para o conteúdo principal

Grupo de Reflexão, uma necessidade

"Que o livro dessa lei esteja sempre em seus lábios; medite nele dia e noite"
Muita gente ainda estranha a necessidade do Grupo de Reflexão. Acha que é coisa inventada agora. Há quem diga que no tempo de seus pais e avós não existia isto e eles viviam muito bem a sua religião. 

No começo da caminhada do Povo de Deus, já havia um pedido insistente, que até soa como uma ordem de Deus, para que o povo refletisse e fizessem tudo o que a Palavra de Deus estava mandando.

É o que lemos em Josué 1,6-9. Deus nos recomenda a não nos afastarmos de Sua Palavra. É seguindo esta Palavra, iluminando nossa vida com a Bíblia, é que realizaremos o projeto de Deus. O que aconteceu é que a Bíblia, durante muito tempo, ficou sumida de nosso meio. Por isso a Palavra de Deus foi esquecida. E assim houve um descuido na leitura, na reflexão e na execução das diretrizes da Palavra de Deus.

Podemos ver o próprio Deus insistindo na leitura e meditação do Livro da Lei. Ou seja, o Grupo de Reflexão nasce dentro da caminhada do povo de Deus. Ele representa uma volta ao cumprimento da Palavra de Deus: "que o livro dessa lei esteja sempre em seus lábios; medite nele dia e noite para agir de acordo com tudo o que nele está escrito. Desse modo você será bem sucedido em seus empreendimentos." (Js 1, 8). 

Assim, podemos dizer que o Grupo de Reflexão é uma necessidade que brota da Palavra de Deus. Deus deseja orientar o seu povo para o bem, para o sucesso. Através do Grupo de Reflexão, a Bíblia vai se tornando a baliza ou o fio de prumo de nossa vida e da vida de nossa comunidade.

A reflexão da Palavra de Deus aproxima as famílias, os vizinhos e fortalece o sentido de fraternidade. Ele nos oferece a oportunidade de uma formação continuada, nos coloca em sintonia com a Palavra de Deus e com a caminhada da Igreja. E, como ele envolve toda a família, além de ser uma catequese de adultos baseada na Bíblia, na verdade ele se converte em uma catequese para toda a família.

Na medida em que o Grupo de Reflexão vai caminhando sob a luz da Palavra de Deus, as coisas vão ficando mais claras, pois Jesus é a luz que ilumina nossa vida, nossa caminhada, nossa história. Participe de um Grupo de Reflexão. Você só tem a ganhar. 
 Denilson Mariano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar ...

Plenário: uma partilha para aumentar a comunhão

  São Pedro nos lembra em sua carta (2Pedro 1,19-21) que não podemos querer entender a Bíblia sozinhos. A Bíblia nasceu em uma comunidade e é entendida em comunidade. Este entendimento da Palavra de Deus começa nos Grupos de Reflexão. Depois, esse entendimento é partilhado e enriquecido no grande encontro mensal dos grupos que é o Plenário. O Plenário é vida para os Grupos de Reflexão. Ele anima, esquenta e faz nascer o entrosamento entre os grupos. Ele reforça nossa pertença à comunidade. Ele reafirma o sentido de ser Igreja. O Plenário é a partilha e o aprofundamento das perguntas trabalhadas durante o mês. Plenário não é briga, não é provocação. É um debate sadio que nos faz crescer. O Plenário também não é perde e ganha. Algumas pessoas têm uma ideia errada do Plenário, por isso não vão. É preciso ir para ver de perto e sentir como muita coisa mudou pra melhor. O Plenário ajuda no amadurecimento dos Grupos de Reflexão . Ajuda a desenvolver o espírito crítico e ...

Diocese de Caratinga: um canteiro dos Grupos de Reflexão

Animados pela força da Palavra de Deus, mais de três mil leigos e leigas das várias paróquias da Diocese de Caratinga, testemunharam a força dos Grupos de Reflexão (GR) na vida das famílias e comunidades. Depois da missa de acolhida, presidida por Dom Emanuel Messias de Oliveira, Bispo Local, os participantes saíram em uma caminhada com a Palavra pelas ruas da cidade até ao auditório da UNEC onde aconteceu o encontro. Fez-se uma parada sobre uma ponte do rio Caratinga e, devido ao seu estado de poluição, fez-se memória dos apelos da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 que trata do saneamento básico. Pe. Geziel, e Pe. Moacir, organizadores do encontro, deram boas vindas aos participantes e franquearam a palavra a alguns padres presentes. Vários deles disseram que a origem de sua vocação vêm dos GR que são também um grande “celeiro de vocações” na Diocese. Monsenhor Raul, que há 40 anos participa da organização dos roteiros de reflexão na Diocese, recordou que as raízes destes...