Pular para o conteúdo principal

Grupo de Reflexão: Caminho de iniciação à vida cristã

Neste ano de 2018, ano dos leigos e leigas na Igreja do Brasil, somos convidados a voltar nossa atenção para o processo de iniciação à vida cristã (IVC). Leigo ou leiga, não é quem sabe menos ou quem é menos estudado. Leigo é quem foi batizado e por isso foi incorporado a Jesus Cristo, parte viva do Corpo de Cristo que é a Igreja. É quem tem a missão de continuar a ação de Cristo no mundo, na história. A palavra leigo vem da palavra laós que quer dizer povo. Leigos e leigas são membros vivos do povo de Deus que é a Igreja. Os leigos, pelo batismo, participam da comum dignidade de todos os cristãos. É importante lembrar que todos somos iguais perante a Deus. As funções são diferentes, mas a dignidade de ser cristão é comum a todos. A exemplo dos Magos, todos precisamos aprender a oferecer o que temos de melhor no seguimento a Jesus Cristo.
Com o batismo acontece um novo nascimento, o nascimento para a vida cristã, para o seguimento a Jesus Cristo. Mas todos sabemos que o nascimento de uma criança é cheio de preparativos. Há um longo período de gestação. Nove meses nos quais o feto vai se desenvolvendo dentro no ventre da mãe,. E por fora, a mãe, o pai, a família, os vizinhos, todos vão tomando os cuidados necessários, tomando as providências para acolher aquele que está iniciando a sua caminhada na vida. E ainda vai gastar um longo tempo para que esta criança aprenda a andar, a falar, a comer com próprias mãos, a se vestir, a se defender, a se decidir com a própria cabeça e com próprio coração. Ou seja, ainda será um longo caminho até que ela seja ela mesma.
Infelizmente, na Igreja, muitos pensam que o mais importante é receber o sacramento. Depois se afastam da Igreja, não frequentam mais a comunidade. Imaginem, se logo depois do parto, nós abandonássemos a criança, deixando-a sozinha. O batismo é o nascimento para a vida cristã, mas, a exemplo de uma criança que nasce, há ainda um longo caminho para se atingir o estatuto do ser cristão. Ou seja, há um longo caminho para que o leigo e leiga se tornem conscientes de sua missão, como filho ou filha de Deus na Igreja e no mundo. Assim como a criança se desenvolve no seio de uma família, cercada de cuidados e carinho para o seu pleno desenvolvimento. A comunidade é o seio no qual se desenvolve o cristão. Sem perseverança na vida de comunidade, não atingimos a maturidade da vida cristã. Não desenvolvemos o verdadeiro seguimento a Jesus Cristo.
Faça download no link abaixo
https://www.academia.edu/37106824/Grupo_de_Reflex%C3%A3o_Caminho_de_inicia%C3%A7%C3%A3o_%C3%A0_vida_Crist%C3%A3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura Orante da Biblia

Letra da música: 1. A leitura vou fazer / vou rezar e refletir, / devo, então, me perguntar: / o que o texto diz em si? Ler, meditar, rezar e contemplar / Passos tão pequenos, fazem a vida transformar. (bis) 2. Meditando, passo a passo / vou assim, sem distrair, / Perguntando, perguntando: / O que o texto diz pra mim? 3. E agora vou rezar, / por aqueles que são teus / abrirei meu coração:/ O que vou dizer a Deus? 4. Contemplar, enfim, eu vou, / sem ter pressa e sem demora / meu Senhor já me enviou: / O que vou fazer agora? Denilson Mariano Método da Leitura Orante. O método  da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina) é composto de pelo menos quatro passos: a) leitura; b) meditação; c) oração; d) contemplação. Vejamos, em resumo, esses quatro momentos ou quatro passo da Leitura Orante. 1º passo – Leitura (o que o texto diz em si): É a leitura calma e atenta do texto indicado na Sagrada Escritura.  É prestar atenção às palavras, aos personagens do

O que é um Grupo de Reflexão?

O Grupo de Reflexão é formado de pessoas que fazem opção de se organizarem em grupo, de forma permanente.   Fazem reuniões a partir da Bíblia para refletir e viver a Palavra de Deus. O objetivo do grupo de reflexão é o aprofundamento da Palavra de Deus e o treinamento para a missão. O grupo de reflexão existe para formar leigos missionários. Para as reuniões semanais do grupo e para o plenário mensal dos vários grupos da comunidade, nós temos os Roteiros que nos vêm da Diocese. É maravilhoso ver como a nossa Diocese apóia os grupos de reflexão. [1] 1. ORGANIZAÇÃO MÍNIMA Para que possa haver verdadeira e frutuosa reflexão, os grupos são pequenos. De 10 a 12 pessoas. Passando de 12 membros, é bom criar um novo grupo. Mas criar, em comum acordo com a coordenação a nível de comunidade , como veremos logo a seguir, no número dois. Cada grupo precisa de um(a) animador(a) e um(a) secretário(a). Esses são os responsáveis pela organização de tudo com antecedência. Organizar as r

Dez Mandamentos do Grupo de Reflexão

“Sigam o caminho que Javé se Deus lhes ordenou, para que vivam, sejam felizes e prolonguem a vida na terra...” (Dt 5,33).   Deus tirou o povo da escravidão do Egito. E, para que o povo não voltasse a ser escravo, Deus deu os 10 mandamentos. Seguindo os mandamentos, o povo seria fiel a Deus e iria sempre viver em liberdade.  A Bíblia é a Palavra que Deus semeou no meio do povo. É uma Palavra libertadora e quem se firma na Palavra de Deus, vive na liberdade. “A Verdade vos libertará”. Deus quer que seu povo caminhe na fidelidade à Bíblia. “Não se desvie dela nem para a direita, nem para a esquerda e você terá sucesso em todos os seus empreendimentos” (Josué 1,7).  O Grupo de Reflexão é que nos faz firmar a vida na Palavra de Deus. Temos aqui os 10 Mandamentos do Grupo de Reflexão . Com eles, o grupo não perde o prumo nem o rumo das reuniões e da vida em comunidade. 01 - TER DIA E HORA CERTA PARA FUNCIONAR 02 - LEVAR SEMPRE A BÍBLIA 03 - NÃO DEIXAR A REUNIÃO PASS